futebol femenino
jogadora Marta futebol brasileiro femenino

Em um emocionante duelo no Parque dos Príncipes, a seleção brasileira de futebol feminino enfrentou as poderosas norte-americanas na final olímpica, mas acabou ficando com a medalha de prata. O placar de 1 x 0 foi definido por um gol de Mallory Swanson, que garantiu aos Estados Unidos sua quinta medalha de ouro na história da modalidade. O jogo começou equilibrado, com o Brasil mostrando força nas primeiras investidas. Gabi Portilho quase abriu o placar, obrigando a goleira Alyssa Naeher a fazer uma defesa espetacular pouco antes do intervalo. Apesar da forte atuação, as brasileiras não conseguiram superar a barreira defensiva das norte-americanas.

O retorno da Jogadora Marta, que entrou em campo no segundo tempo após cumprir suspensão, trouxe esperança para a equipe brasileira. No entanto, mesmo com entrando em campo o Brasil não conseguiu superar as norte-americanas em uma final olímpica pela terceira vez em sua 100ª partida pela seleção dos EUA, marcou o único gol do confronto, em uma finalização rasteira que balançou as redes brasileiras aos 12 minutos da segunda etapa. Embora o Brasil tenha criado boas chances para empatar, como a cabeçada de Adriana que foi salva por Naeher nos acréscimos, o time não conseguiu converter as oportunidades. Após o apito final, a equipe brasileira recebeu uma calorosa ovação de seus torcedores, que reconheceram o esforço e a dedicação das jogadoras.

O confronto foi assistido por um grande público , incluindo celebridades como a ex-Bola de Ouro Megan Rapinoe, o ex-técnico do Arsenal Arsène Wenger, e o astro de Hollywood Tom Cruise, todos presentes no estádio do Paris Saint-Germain. Com essa conquista, o Brasil adiciona mais uma medalha  nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, totalizando 20 medalhas: 10 de bronze, 7 de prata e 3 de ouro. Foi uma campanha memorável para o esporte feminino brasileiro, que brilhou em diversos eventos e elevou o nome do país no cenário olímpico.